segunda-feira, 4 de abril de 2011

ANÁLISE DO VÍDEO – O SABER E O SABOR


            O vídeo “O Saber e o Sabor”, evidencia opiniões de professores  especialistas em educação, os quais relatam fatos que marcaram suas vidas, pelo acolhimento, carinho e o contato afetivo recebidos de seus professores na infância.
            O professor Rubem Alves, educador e escritor, em seu depoimento, nos leva a refletir sobre a importância de fazer com que os alunos degustem o saber, que eles sintam o desejo e o prazer em aprender, ou seja, que eles sintam o sabor do saber. Ressalta que as pessoas só retém na memória o que está integrado com a vida, por isso é preciso contextualizar os conteúdos à vida cotidiana dos alunos para que eles possam absorver aquilo que lhes são ensinado.
            É importante que os professores entendam que a maior preocupação deve ser o aluno, que saibam  ouvir os apelos silenciosos que ecoam na alma de cada um e que os professores devem vê-los como companheiros estabelecendo laços efetivos, envolvendo-os na ação do ato de ensinar.
            Os depoimentos nos levam a refletir que o momento educacional deve ser de muita criatividade, onde professor e aluno se juntam em busca dessa criatividade. Nessa junção, os professores têm dos jovens imaginações, expectativa e sonhos, enquanto os jovens têm dos professores experiências. Assim os professores se beneficiam em estar em contato com os jovens e estes se beneficiam com as experiências dos professores e juntos podem aprender cada dia mais.
            Afinal o que realmente faz a diferença é o fazer acontecer a solidariedade, a compreensão, a ajuda mútua e o amor entre educadores e educandos. Assim, educação é apostar na vida e a escola deve ser um espaço que favoreça a expressão e manifestação de cada um, onde todos podem experimentar a alegria e o sabor do saber.


Por: Edislaine, Edivânia, Genilza e Maria José

Um comentário:

  1. Muito bem!!! Este post refere-se à primeira postagem pedida na atividade ED_01.

    ResponderExcluir