terça-feira, 3 de maio de 2011

OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO

 
Os sete saberes necessários à educação do futuro, segundo  Edgar Morin, são inspirações e modalidades que podem estimular o educador a redefinir a sua posição em sua relação com os alunos, com o currículo, com a disciplina, com a avaliação.
           Os sete saberes, constitui caminhos e eixos que se abrem  a todas as pessoas empenhadas em repensar a educação e que estão preocupados com o formação de cidadãos críticos e conscientes.  
 O primeiro saber: O erro e a ilusão; O segundo saber: Conhecimento pertinente; O terceiro saber: Ensinar a Condição humana;  O quarto saber: Ensinar a Identidade terrena; O quinto saber: Enfrentar as incertezas; O sexto saber: Ensinar a compreensão; O sétimo saber: A Ética do gênero humano.
Considerando as relações vivenciadas em sala de aula, ensinar a condição humana, assume grande relevância para a educação. Quando a relação entre professor, aluno e conhecimento proporcionam o diálogo, a participação e o respeito, apesar dos obstáculos  enfrentados, há possibilidades de alcançarmos progressos no processo de ensino e aprendizagem e tornar a sala de aula um espaço para construir conhecimentos e formar seres humanos que possam conviver bem de forma social e afetiva, fatores essenciais para que acontece realmente a aprendizagem.

2 comentários: