quarta-feira, 11 de maio de 2011

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA - INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: MEIO AMBIENTE

Disciplinas Contempladas:                                             -  

- Ciências;
- Geografia;
- Educação Física;
- Língua Portuguesa;                                     
                                         
Objetivo Geral:

            Reconhecer-se como ser integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e interação entre eles, contribuindo de forma ativa para a melhoria do meio em que vive.

Objetivos Específicos:

- Perceber a importância do solo para a sobrevivência dos diferentes seres vivos, bem como reconhecer os tipos de solo existentes em nossa região.

- Observar as variedades de paisagem existentes e estabelecer relação entre o clima e a vegetação.

- Reconhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relação à saúde individual e coletiva.

- Acompanhar o processo de produção dos textos, avaliando os aspectos do uso da linguagem formal, coesão e coerência do raciocínio relacionado ao tema proposto, bem como  o emprego da gramática estudada.

Conteúdos:

- Solo;
- Vegetação;
- Qualidade de Vida;
- Produção de texto;

Metodologia:

- Apresentação oral do tema para apreciação da turma;
- Exploração do assunto;
- Preparação para caminhada ecológica;
- Caminhada ecológica;
- Momento para exposição sobre o viveiro de planta pelo viveirista-produtor, o  qual       evidenciará as necessidades do plantio e conservação das  mudas;
- Aula expositiva sobre o solo e a vegetação;
-Leitura da paisagem, por meio da  observação, identificação, comparação e descrição dos elementos que  compõem o meio ambiente atribuindo-lhes significados.

Recursos pedagógicos:

- Projetor multimídia;
- Quadro giz;
- Vegetação da região: fazenda Campo Redondo.
- Recursos humanos: (Professores, alunos e produtor rural)



Avaliação:
Será realizada por meio da observação ao longo do percurso  durante o passeio ecológico, por meio da expressão escrita na produção de texto realizado, bem como da compreensão dos conteúdos propostos no plano de aula.



Por: Genilza e Maria José

Um comentário: