PLANO DE AULA - INTERDISCIPLINAR
EIXO TEMÁTICO: MEIO AMBIENTE
- Educação Física;
- Língua Portuguesa;
Reconhecer-se como ser integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e interação entre eles, contribuindo de forma ativa para a melhoria do meio em que vive.
Objetivos Específicos:
- Perceber a importância do solo para a sobrevivência dos diferentes seres vivos, bem como reconhecer os tipos de solo existentes em nossa região.
- Observar as variedades de paisagem existentes e estabelecer relação entre o clima e a vegetação.
- Reconhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relação à saúde individual e coletiva.
- Acompanhar o processo de produção dos textos, avaliando os aspectos do uso da linguagem formal, coesão e coerência do raciocínio relacionado ao tema proposto, bem como o emprego da gramática estudada.
Conteúdos:
- Solo;
- Vegetação;
- Qualidade de Vida;
- Produção de texto;
Metodologia:
- Apresentação oral do tema para apreciação da turma;
- Exploração do assunto;
- Preparação para caminhada ecológica;
- Caminhada ecológica;
- Momento para exposição sobre o viveiro de planta pelo viveirista-produtor, o qual evidenciará as necessidades do plantio e conservação das mudas;
- Aula expositiva sobre o solo e a vegetação;
-Leitura da paisagem, por meio da observação, identificação, comparação e descrição dos elementos que compõem o meio ambiente atribuindo-lhes significados.
Recursos pedagógicos:
- Projetor multimídia;
- Quadro giz;
- Vegetação da região: fazenda Campo Redondo.
- Recursos humanos: (Professores, alunos e produtor rural)
Será realizada por meio da observação ao longo do percurso durante o passeio ecológico, por meio da expressão escrita na produção de texto realizado, bem como da compreensão dos conteúdos propostos no plano de aula.
Por: Genilza e Maria José
Post referente a parte 4 do ED01
ResponderExcluir